Coxinha estragada…

Print

Sobre Alexandre de OLiveira

Alexandre Oliveira tem 45 anos e trabalha com ilustração desde os 14 anos de idade. Iniciou fazendo desenhos de estampa para serigrafia em Passo Fundo- RS. Aos 18, matriculou-se no curso de engenharia mecânica, mas largou para se dedicar ao ramo da ilustração, no jornal Diário da manhã, da mesma cidade. Do perído de 1995 a 1996, faz o curso técnico de desenho publicitário no END (Escola Nacional de desenho). Após sete anos no jornal Diário da Manhã, abandona o periódico e vai trabalhar por dois anos como ilustrador em agências de publicidade. Nesse período, também é diretor de arte da Revista econômica Somando. Mudou-se para Porto Alegre, no ano 2000, onde, há 14 anos, integra o departamento de artes do jornal Diário Gaúcho, do grupo RBS. Desde então, publica diariamente suas charges e uma tirinha com seu personagem, Tinga - hip hop e chimarrão. Além do trabalho diário de ilustrações em jornal, Alexandre Oliveira também faz freelancers para agências de publicidade e editoras, criando gimicks, ilustrando livros, criando logomarcas, etc... Alexandre Oliveira, além de ilustrador é também músico e compositor. Tem dois CDs autorais lançados com sua banda: Cabeça de lata. Atua também na área de vídeo e fotografia. É formado em história pela IERGS/Uniassevi.
Esta entrada foi publicada em Protestos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 respostas para Coxinha estragada…

  1. Alastair McHugh disse:

    Resta saber quanto você recebeu do governo por essa peça artística. Se não recebeu nada, então deveria.

  2. Marcelo Pinho dos Santgos disse:

    Sr. Alexandre, é ofensiva, ignorante e preconceituosa sua charge, além de revelar seu viés politico de esquerda cúmplice moral da roubalheira q se instalou no Governo Federal. Passar Bem!

  3. Ofensiva, ignorante e preconceituosa? Tem certeza que tudo isso sou eu? Estou apenas expressando aqui, COMO O SENHOR, minha opinião como cidadão brasileiro. SE NÃO TEMO VISÕES IGUAIS, paciência e respeito, por favor! Pois as suas palavras só servem para mostrar, que a visão da sociedade que tu defendes, é autoritária e intolerante. EU NÃO CONCORDO, QUE A VOLTA DE UMA DITADURA, permitirá que eu ou você, possamos (como estamos fazendo agora) debater abertamente a respeito de questões políticas como essas. Critico SIM, essa faixa de pessoas que sairam as ruas, pedindo absurdos como: o regime militar, ditadura, etc… ou, DEFENDENDO UMA VISÃO DISTORCIDA da realidade, onde O PT é o ABSOLUTO e único culpado por toda a crise do país. Por acaso não existem mais partidos no Brasil? PMDB, PP, PSDB, etc…? O governa legisla sozinho? Só a ESQUERDA roubam a DIREITA NUNCA roubou? Por favor.. queira se informar então, amigo… Nosso problema é endêmico. Todo o sistema político está corrompido e os poderes, infelizmente, (executivo, legislativo e judiciário), padecem do mal da politicagem, desonestidade, clientelismo, etc… Sou tão a favor da democracia, que não agi, como um tirano /ditador, permitindo que teu comentário permanecesse (e tenho poderes para excluí-lo ou não publicã-lo). mas não tenho medo de críticas. Desde que feitas de forma civilizada de democrática. Se conhecesse mais do meu trabalho e das minhas charges, veria, que NUNCA POUPEI críticas ao PT, mesmo tendo votado neles.

  4. Não não recebi nada, meu amigo. Apenas educação democrática e a capacidade de participar de todo o processo político, aceitando as diferenças (coisa que o Sr, parece não saber fazer…). Estou apenas expressando aqui, como você, minha opinião como cidadão brasileiro. SE NÃO TEMOS VISÕES IGUAIS, paciência e respeito! Pois as suas palavras só servem para mostrar, que a visão da sociedade que tu defendes, é autoritária e intolerante. EU NÃO CONCORDO, QUE A VOLTA DE UMA DITADURA, permitirá que eu ou você, possamos (como estamos fazendo agora) debater abertamente a respeito de questões políticas como essas. Critico SIM, essa faixa de pessoas que saíram as ruas, pedindo absurdos como: o regime militar, ditadura, etc… ou, DEFENDENDO UMA VISÃO DISTORCIDA da realidade, onde O PT é o ABSOLUTO e único culpado por toda a crise do país. Por acaso não existem mais partidos no Brasil? PMDB, PP, PSDB, etc…? O governa legisla sozinho? Favor se informar então, amigo… Nosso problema é endêmico. Todo o sistema político está corrompido e os poderes, infelizmente, (executivo, legislativo e judiciário), padecem do mal da politicagem, desonestidade, clientelismo, etc… Sou tão a favor da democracia, que não agi, como um tirano /ditador, permitindo que teu comentário permanecesse (e tenho poderes para excluí-lo ou não publicã-lo). mas não tenho medo de críticas. Desde que feitas de forma civilizada de democrática. Se conhecesse mais do meu trabalho e das minhas charges, veria, que NUNCA POUPEI críticas ao PT, mesmo tendo votado neles.

  5. Ana Maria Martins disse:

    Curti e compartilhei sua charge e compartilho também da sua opinião com relação aos comentários.

  6. SE votou no PT você é ignorante, recalcado, invejoso, comunistóide, chinelão, burro, idiota e claro, só poderia estar livre para fazer porcarias em um jornaleco da RBS a mídia chapa branca dos Comunas bolivarianos cubanos.
    Vai primeiro ter aula de ciência política com os alemães, dá uma viajada para países capitalistas (se a RBS te pagar), lê um pouquinho do Rodrigo Constantino, beba na fonte do filósofo Olavo de Cavalho, escuta o Diego Casa grande, aprende a fazer charges com o Aroeira, com o Iotti, e depois vêm falar comigo o baba-ovo idiota do sapo barbudo ladrão e da asslatante de bancos cara de pau.

  7. Primeiro, você não tem equilibrio e nem educação pra travar um diálogo. É esse tipo de reação agressiva e autoritária QUE você aprendeu com os autores citados acima? Acho que não, pois eles me parecem pessoas equilibradas e com educação. Conheço todos OS TEUS AUTORES e não concordo com eles… ALGUM PROBLEMA? Se essa é a ciência política que aprendeste com os teus autores alemães… deve ser a ciência do nazismo… Não preciso ofender ninguém pra defender meu ponto de vista. Volto a dizer: O PT NÃO É O ÚNICO culpado por toda a crise. O pacote de reformas, aprovado hoje, já tinha sido enviado pelo Lula em 2005 (na época do MENSALÃO), incluía a criminalização do caixa dois e a penalização para enriquecimento ilícito de funcionários públicos. Fazem 10 anos, que o pacote tramita no congresso, por culpa do PT? NÃO. Por culpa de todos os políticos e partidos que não tem interesse em reformar todo o sistema político. Se queres falar de história, vai aprender… é em crises como essas, QUE RADICAIS DA TUA ESTIRPE encontram terreno pra se proliferar e achar algum bode expiatório pra concentrar todo o seu ódio. É simples assim… o NACIONALISMO vira a principal desculpa para soluções radicais e desrespeito a democracia. Falando em alemães?! Cuidado… o nazismo e os nazistas surgiram assim, meu amigo!!

  8. Muito obrigado, Ana! É bom ver que ainda existem pessoas equilibradas e de bom-senso. As pessoas perderam a noção e estão, infelizmente, como sempre acontece na história, acreditando que o radicalismo e a violência resolvem crises… Uma pena!

  9. Glauco Fonseca disse:

    Alexandre, teu traço é bom. Cazuza diria que, neste momento da vida nacional, tuas ideias não correspondem aos “traços”. Não neste momento em que há uma nítida distinção entre pessoas nas ruas e ladrões na Petrobrás, entre pessoas que “vão de graça” e as que vão por mortadela, entre pessoas nas ruas e políticos corruptos que, em sua maioria, são do PT, a tua charge, apesar de todo o direito que tens no mundo de publicá-la, é infeliz. Viva a liberdade, viva o povo DE BEM nas ruas sem cachê nem mortadela. Viva um novo Brasil sem ladrões, corruptos e petistas.

  10. Alvaro disse:

    Sr Alexandre, das duas uma: ou o senhor é muito mal informado ou o senhor é cínico colocando as palavras MILITARES E DITADURA em sua charge, quando o que as pessoas que foram a manifestações pediam era justiça e um basta nesse governo corrupto e incompetente.

  11. É mesmo? Tem certeza?1 Se informe melhor VOCÊ então!

    http://www.otempo.com.br/cidades/ato-pedindo-a-volta-da-ditadura-militar-reuniu-70-pessoas-em-bh-1.812288

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1429615-manifestantes-contra-e-a-favor-da-ditadura-militar-marcham-em-sp.shtml

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-11-01/protesto-contra-dilma-rousseff-fecha-avenida-paulista.html

    É… parece que não sou eu, que ando colocando “palavras” nas minhas charges!
    Força militar e ditadura não mudam a corrupção “endêmica” do país… Política é a arte de negociar, resolvamos a corrupção do Brasil pelas VIAS DEMOCRÁTICAS. Pedem Justiça?! Então fechamos! Também quero justiça, democracia e QUE TODOS OS BANDIDOS E TODOS OS PARTIDOS SEJAM PUNIDOS, NÃO SÓ O PT… PMDB (Renan Calheiros, Eduardo Cunha), PSDB, PP, etc, etc, etc…

  12. Glauco, só vou te responder, porque demonstraste civilidade, educação e respeito (ao contrário dos fascistas que me ofenderam aí embaixo e pensaram poder me atingir de alguma forma, mas não conseguiram) Como todos sabem, quem não tem argumento agride! Não se trata aqui de uma guerra entre NÓS BRASILEIROS, o BEM contra o MAL, etc… Achaste infeliz a charge?! Só porque não concordaste com ela!!! Bom, opinião sua, mas tenho que dizer: nem um pouco isenta! Pois não analisaste bem a quem me refiro. Temos visões diferentes? Com certeza. Mas como falei, desde o começo, não quis atingir ou ofender, quem, de sã consciência, vai exercer seu direito político de protestar e expressar sua opinião nas ruas. Me referi, sim, as pessoas, sem mínima coerência, cheias de um rancor maluco e um ódio, falando e “exercendo” seu direito de expressão e, ao mesmo tempo, pedindo regime militar!! Pode?! Com certeza, nessa, vamos concordar. Isso é INSANO! Temos que ter cuidado com essas “gafes”, já QUE passamos tempos difíceis nos anos de chumbo. Que a gente encontre a saída da crise, como um país UNIDO e civilizado, dialogando. Essa “demonização PETISTA” é extremamente útil e bem-vinda, a quem realmente corrompe e promove os desmando do país, O PODER POLÍTICO/ECONÔMICO, INFILTRADO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DE PODER DO PAÍS. Tirar a DILMA ou PT, é tirar UMA das maças podres do CESTO, QUERO TODAS AS MAÇAS… Quero congresso punido, juízes corruptos punidos, empreiteiro e empresários corruptos punidos, OS PEQUENOS e GRANDES CORRUPTORES… Mas sempre, lembre-se: pela via democrática!

  13. Alvaro disse:

    Alexandre, você continua tendencioso, pois os links que você selecionou acima não são do dia 15/03/15, e diz que eu tenho de me informar melhor??? Te convido para ir junto na próxima manifestação do dia 12/04, já que você diz que é também contra a corrupção.

  14. Márcio disse:

    Humor a favor é de lascar. Usar a reivindicação de uma minoria pra generalizar não é honesto: quem pedia intervenção militar era a minoria da minoria. A imensa maioria pedia o impedimento da pior governante que este país já viu, da criatura que está destruindo o país, o fim da quadrilha que domina o governo há anos e sobretudo o fim da maré vermelha, tanto é que estavam quase todos de verde e amarelo. Ninguém tem a menor esperança que tudo se resolva com o pt fora, isso é só o primeiro passo, mas suspeito que esses clichês sejam propositais. Petista só é competente pra se auto-vitimizar, pra meter a mão no que não é dele e se enfiar em escândalo. Ah, eles são bons pra envergonhar o país também.

  15. Tendencioso é a Sra. SUA MÃE!! NÃO TE OFENDI AQUI, ok?!… e NO ENTANTO, fui destratado por doentes como vocês, que não aceitam a opinião alheia. Tendencioso? TENHO DIREITO DE EXPRESSAR MINHA OPINIÃO A RESPEITO DE DESEQUILIBRADOS QUE PEDEM DITADURA AO INVÉS DE DEMOCRACIA. Te incomoda? Problema seu! Respeite pra ser respeitado! Se você não pediu ditadura, no dia 15, QUE BOM pra você! ÓTIMO. Agora, me parece que você tem procuração pra representar a TODOS os que sairam na rua dia 15 e, ainda por cima, AFIRMAR QUE ninguém pediu isso! PEDIRAM SIM, e no dia 15! Vai pesquisar melhor (aliás, você não pesquisou, né?!) Ficou abraçadinho nessa minha pequena falha, para se “armar” todo e fortalecer teu argumento… Mas tranquilo, fui lá e achei as datas… só que o seguinte, pára de me encher o saco! PRA VOCÊS E TODOS OUVIREM! Votei na DILMA sim, critico o PT, o PSDB, o PMDB e os DIREITOSOS DESEQUILIBRADOS que ficam pedindo BOLSONARO PRESIDENTE E VOLTA DE MILITAR ao poder. E TE DIGO OUTRA: minha manifestação por moralidade e crítica construtiva SE DÁ NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO DE CARTUNISTA HÁ 21 ANOS e no meu envolvimento com lutas políticas desde a abertura nesse país, desde os anos 80. Então, não venha me falar de movimento democrático sem conhecer minha vida, ok? Agora estranho, né? Se meus links anteriores não corresponderam ao dia 15, desculpe, Sr. General! Mas o conteúdo DELES não desvirtua a minha charge. NELA ESTÃO SIM, os desequilibrados QUE pediram a volta da ditadura militar, ok? Se não estava com eles, pronto, não te serve o chapéu correto?!
    Mas só para encerrar esse papo… absurdo, está aí, un linkzinho chamando o povo (NO SEU DIA 15) pro golpe

    http://paraibageral.com.br/protestos-de-1503-pediam-a-volta-da-ditadura-e-morte-aos-comunistas-mas-foram-considerados-pacificos-e-democraticos/

    Mais unzinho

    https://pt-br.facebook.com/IntervencaoMilitarJa

    Mais unzinho

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/imagens-constrangedoras-das-manifestacoes-de-domingo.html

    Então? Vai achar mais alguma “brecha” no Meu argumento, desmerecer alguma fonte? Tendencioso é você, que não admite, que no meio do movimento democrático do dia 15/03, tinha sim, malucos que acham que o GOVERNO MILITAR NÃO TEM LADRÃO, NEM CORRUPÇÃO, pobres coitados… não conhecem história!

    Não te dê o trabalho de me responder, pois vou homenagear os “malucos/golpistas do dia 15” e vou censurar teu próximo comentário, bem à moda DITADURA MILITAR…

    E VOU SEGUIR SIM, EXPRESSANDO MINHA OPINIÃO! VIVA A DEMOCRACIA!

  16. Edilson Matos disse:

    Todo apoio ao chargista Oliveira!

  17. Antônio Silva disse:

    Concordo que a corrupção no país é endêmica. Mas, parece que pra ti isto não acontece com o Lula, a Dilma e o retante do PT.

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.